Orientações

Orientações em andamento

Dissertação de mestrado

  1. Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Reflexões interseccionais sobre a relação de mulheres privadas de liberdade com matemática. Início: 2024. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  2. Lidiane Camini. Gênero, sexualidade e educação matemática: uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. (Coorientador).
  3. Luciano Araujo Lemos Junior. Processos de (re)conhecimentos na formação de quem ensina matemática e suas práticas: percepções de licenciandas/es/os sobre a temática de gêneros e sexualidades. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. (Orientador).
  4. Débora Azevedo de Castro Borba. A matemática é masculina? Percepções de estudantes sobre quais corpos podem produzir matemática. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado

  1. Sora Matias dos Santos. Educação Matemática com pessoas LGBT+ em uma unidade prisional por meio do Teatro do Oprimido. Início: 2024. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. (Orientador).
  2. Carolina Salviano Bezerra. A influência de religiões evangélicas nas escolhas das mulheres: os impactos dos discursos de fé nas escolhas por carreiras em STEM. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  3. Luísa Cardoso Mendes. Professores de matemática que se envolvem em lutas sociais. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  4. Erikah Pinto Souza. Vivências de pessoas trans e travestis com práticas matemáticas em seu cotidiano profissional. Início: 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  5. Hygor Batista Guse. “Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: Reflexões sobre uma ação formativa com docentes que ensinam matemática. Início: 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  6. Bruna Dayana Lemos Pinto Ramos. A construção de identidades e a permanência de mulheres na física. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  7. Thamires Belo de Jesus. Reflexões sobre a trajetória profissional de surdos professores de matemática a partir de narrativas (auto)biográficas. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado

  1. Janaína Dutra Silvestre Mendes. Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na física médica, experiências e posições de poder. Início: 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Supervisor).

Iniciação científica

  1. Thomas Cruz Magalhães. Que corpos podem ocupar os cursos de Física? Recortes interseccionais. Início: 2024. Iniciação científica (Licenciando em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).
  2. Guilherme Soares Campos. Que corpos podem ocupar os cursos de Física? Recortes interseccionais. Início: 2024. Iniciação científica (Licenciando em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Voluntário. (Orientador).
  3. Camily Vitória Aves Lopes. “Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática”: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Início: 2023. Iniciação científica (Licencianda em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).
  4. Brenda Corrêa Mesquita Alves. “Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática”: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Início: 2023. Iniciação científica (Licencianda em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).
  5. Glauber Carvalho da Silva. Cyberformação de licenciandes e docentes que ensinam matemática para a diversidade sexual e de gênero. Início: 2022. Iniciação científica (Licenciando em Matemática) – Universidade de São Paulo, Voluntário. (Orientador).
  6. Aline Nicolau Jaccoud Campelo. Meninas e Mulheres na Matemática. Início: 2022. Iniciação científica (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

  1. Ana Carolina dos Santos
  2. Brena Vieira Emerick de Carvalho
  3. Emanuel de Carlos Ramos Soares
  4. Francisco José Martins de Lima
  5. Gabriella Joya Leal
  6. Mateus Lourenço de Lima
  7. Matheus de Souza Petito
  8. Pedro Britto Dias

Orientações concluídas

Dissertação de mestrado

  1. Anna Lydia Azevedo Durval. Maria vai com quais outras? A construção de subjetividades a partir da figura feminina nos livros didáticos de matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  2. Rodrigo Ramos de Souza. Retratos dos primeiros 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  3. Hygor Batista Guse. Pesquisas com pessoas LGBTI+ no campo da Educação Matemática: Indagando processos de (cis-hetero)normatização da área. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  4. Luísa Cardoso Mendes. A pesquisa em Educação Matemática alinhada com a justiça social: aproximações com a Educação em Direitos Humanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  5. Renata Gilaberte Campos dos Santos. Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  6. Tadeu Silveira Waise. Cenários de reconhecimento em contextos de minorias sexuais e de gênero na aula e na formação inicial de docentes de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  7. Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques. Desafios impostos pelo ensino remoto emergencial nas práticas de professores de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  8. Ana Gabriela Cardoso do Nascimento. Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para autistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  9. Thays Rayana Santos de Carvalho. O Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  10. Cristiano da Conceição Barreto. Mapas conceituais nas aulas de matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  11. Vinicius Cunha da Luz. (Re)Construção do conceito de função por meio de noções essenciais exploradas com tecnologias digitais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  12. Márcia Eliane Furtado de Oliveira. Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  13. Felipe Quirino Andre. Um levantamento de tecnologias assistivas para inclusão na aula de Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  14. Thiago de Azevedo Gomes. Ladrilhamento no plano com o uso do software Geogebra. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  15. Sérgio Dias da Silva. Diferentes abordagens para Geometria em livros didáticos brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.

Tese de doutorado

  1. Wagner Rohr Garcez. Narrativas de professores que ensinam matemática para estudantes com deficiência visual. 2024. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  2. Hugo dos Reis Detoni. Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Física: um estado do desAsTRE. 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  3. Jéssica Maria de Oliveira Luna. Dos apagamentos históricos aos feminismos plurais: narrativas de licenciandas em matemática sobre seu percurso formativo. 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  4. Thays Rayana Santos de Carvalho. Um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante a pandemia da covid-19: contribuições para a formação de professores. 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  5. Karla Silene Oliveira Marinho Sathler. Representações sociais acerca do processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de Física. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  6. Fabiana Chagas de Andrade. O Pré-Cálculo na formação inicial do professor de Matemática: múltiplos olhares. 2020. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  7. Daniela Mendes Vieira da Silva. Professores de Matemática em uma comunidade virtual de prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. 2019. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.

Supervisão de pós-doutorado

  1. Daniela Mendes Vieira da Silva. Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  2. Elton de Andrade Viana. Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  3. Maurício Rosa. Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais. 2023. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  4. Edmar Reis Thiengo. Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  5. Marcio Vieira de Almeida. Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  6. Gisela Maria da Fonseca Pinto. Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciação científica

  1. Marina Cunha Monteiro. Representatividade LGBT+ na Matemática. 2024. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  2. Hyago Borges de Oliveira Santos. A participação de professores em um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante o ensino remoto emergencial. 2022. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  3. Felipe Colar Aizic. Ideias sobre o ensino de derivadas com tecnologias digitais. 2022. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  4. Camila Meireles Fardilha. Despertando o interesse de meninas pela matemática por meio de um curso de introdução às principais ideias do Cálculo acessível para estudantes do ensino fundamental. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
  5. Gabriella Joya Leal. Despertando o interesse de meninas pela matemática: questões de gênero e de representatividade. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
  6. Franciele Pereira de Souza de Lorena de Miranda. Despertando o interesse de meninas para as áreas STEM por meio da Robótica Educacional com Arduíno e Scratch. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
  7. Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos em disciplinas de matemática no ensino superior frente à pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  8. Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da aprendizagem matemática em ambientes virtuais no contexto da pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  9. Washington Santos dos Reis. Marcos legais para a educação em gêneros e sexualidades no Brasil: interpelando a Educação Matemática. 2021. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
  10. Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem para alunos com deficiência em disciplinas de matemática. 2021. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  11. Marcelo Natividade do Couto Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  12. Kellen Lessa Moraes. Técnicas de Álgebra Linear Computacional para Estimação de Parâmetros. 2016. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
  13. Wesley Gomes Barbosa Rodrigues. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  14. Ricardo Nascimento Mota Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  15. Camilla da Silva Teixeira. Espaços Vetoriais sobre Corpos Finitos e a Teoria de Códigos. 2016. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
  16. Rodrigo da Silva Negreiros. Teoria Algébrica dos Códigos Corretores de Erros. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  17. Rodrigo Ramos de Souza. Estratégias pedagógicas com uso de TIC para o ensino presencial de Matemática numa escola da rede pública. 2010. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Trabalho de conclusão de curso de graduação

  1. Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Matemática e Prisões: a Educação Matemática e o Sistema Prisional Brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  2. Felipe Colar Aizic. O Cálculo Diferencial e a linearidade local: uma abordagem no contexto das tecnologias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  3. Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos para estudar matemática no ensino superior durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  4. João Paulo Oliveira da Paz. Educação Matemática em turmas multisseriadas de escolas do campo: um levantamento bibliográfico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  5. Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Proposta de atividade para alunos surdos: uma abordagem visual para ensino de áreas de figuras planas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  6. Débora Azevedo de Castro Borba. Meninas e Matemática: compreendendo a influência da disciplina na educação básica em crenças e escolhas pessoais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  7. Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais no Ensino Remoto Emergencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  8. Anna Lydia Azevedo Durval. Relações de gênero em livros didáticos de matemática segundo dissertações e teses brasileiras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  9. Bruna Lamounier Maciel. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  10. Rodrigo Ladeira Mangia. A Sequência de Fibonacci: Matemática, Ordem e Harmonia da Natureza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.