Ações

Projetos de Extensão

2021 – atual
MatematiQueer: Gêneros, Sexualidades e Educação Matemática

Descrição: Projeto de extensão desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão MatematiQueer em parceria com organizações não governamentais, com os seguintes objetivos:

  1. Compreender a importância dos Estudos de Gênero em Educação Matemática, sua constituição como campo científico e suas relações com os feminismos, com os estudos queer e com a discussão sobre interseccionalidade;
  2. Fomentar práticas pedagógicas antimachistas, antissexistas e antilgbti+fóbicas nas aulas de matemática;
  3. Oferecer reforço escolar na área de matemática para mulheres e pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade;
  4. Realizar rodas de conversa com estudantes e docentes sobre situações de injustiça social e discriminação, focando na educação matemática para os direitos humanos;
  5. Oferecer oficinas para docentes que ensinam matemática sobre a necessidade de pensar currículo, identidade e diferença no contexto de uma educação matemática para todas as pessoas, em particular, mulheres e LGBTI+;
  6. Realizar minicursos de tópicos de matemática, demandados por participantes do projeto, úteis para leitura crítica de suas diferentes realidades;
  7. Promover ações de intervenção social por meio da escrita do mundo com matemáticas;
  8. Realizar divulgação científica, palestras e rodas de conversa por meio do Instagram e do canal no YouTube do Grupo de Pesquisa e Extensão MatematiQueer, sobre as temáticas relacionadas ao projeto;
  9. Consolidar parcerias já existentes com Organizações Não-Governamentais e buscar outras com instituições envolvidas com as causas relacionadas a mulheres e pessoas LGBTI+.

Este projeto é desenvolvido com estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ e de outras instituições, assim como profissionais da Educação já atuantes na Educação Básica e Superior.

Fomento: Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão (PROFAEX) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) da CAPES/SESu.

2021 – atual
P + M³ – Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática
Despertando o interesse de meninas e mulheres para as áreas STEM por meio de uma Educação Matemática Maker


Descrição: O presente projeto tem algumas frentes de ação para fomentar o interesse de meninas e mulheres para as Ciências Exatas, em particular, Computação, Física e Matemática, por meio da oferta de um curso de “Iniciação ao Cálculo e suas aplicações” acessível para alunas dos últimos anos do Ensino Fundamental, assim como pela oferta de oficinas ao longo de onze meses envolvendo a linguagem de programação visual Scratch, em associação com kits Arduíno, para o trabalho com robótica educacional para a promoção do pensamento computacional sob uma perspectiva de Educação Maker. Para mobilizar essas ações a Matemática assumirá papel de protagonismo, de modo que a Educação Matemática Maker permeará, de alguma maneira, a maior parte das ações em escolas nos municípios fluminenses de Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Piraí e Rio de Janeiro. Além disso, serão desenvolvidas palestras, exibição de filmes e rodas de conversa nas instituições de origem da equipe responsável pelo projeto, assim como nas cinco escolas em que está sendo implementado, a fim de promover encontros com mulheres importantes da História das Ciências e da Matemática, de tempos passados, por meio de resgates de suas histórias, e do tempo presente, servindo de inspiração para as meninas participantes das ações do projeto. Por fim, também pretende-se desenvolver ações para promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero nos ambientes acadêmicos, assim como para desconstruí-las em prol da equidade e da valorização da mulher.

O projeto está em desenvolvimento em parceria com as escolas: Escola Municipal de Lajes (Piraí, Sul Fluminense), Escola Municipal Elza Ibraim (Macaé, Norte Fluminense), Colégio Estadual Almirante Tamandaré (Niterói, Região Metropolitana) e Colégio Municipal Vevey de La Jolie (Nova Friburgo, Centro Fluminense). Já atuamos, também, em parceria com duas escolas municipais do Rio de Janeiro: Escola Municipal Benjamin Constant (Centro) e Escola Municipal Cardeal Câmara (Vigário Geral). O projeto conta com cinco bolsas de Treinamento e Capacitação Técnica 40h para as professoras participantes do projeto nas escolas parceiras, com três bolsas de iniciação científica para alunas de graduação e com quinze bolsas de jovens talentos para alunas da Educação Básica.

Fomento: Edital FAPERJ 09/2021 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da. Terra, Engenharias e Computação

2023 – atual
Educação Matemática para o combate às discriminações e valorização das diferenças

Descrição: Estamos saindo de um cenário em que as diferenças não foram valorizadas e nem as discriminações combatidas, ao contrário, foram reforçadas inclusive por integrantes do poder público. É urgente estar na escola e ajudar a descontruir esse cenário, inclusive nos valendo do status socialmente conferido à matemática, para valorizar as diferenças, nos utilizando de diferentes estratégias para atrair o interesse de estudantes da Educação Básica pertencentes a grupos historicamente marginalizados para a pesquisa no campo da Diferença, da Inclusão e da Educação Matemática. Trata-se de um projeto de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lavor Tia Lavor, e envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ.

Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC Júnio) do CNPq.

2023 – atual
Investigações Matemáticas: buscando equidade de oportunidades por meio da integração Escola-Universidade

Descrição: Por meio de investigações matemáticas, esse projeto busca promover equidade de oportunidades em relação à matemática para estudantes de uma escola pública frequentada majoritariamente por estudantes que moram nas favelas do Complexo da Maré. Da mesma forma, busca sensibilizar licenciandas e licenciandos em matemática da UFRJ para as desigualdades sociais que permeiam escolas públicas do Rio de Janeiro.

Cursos de Extensão

2023 – atual (com ofertas esporádicas)
– Oficina “Descrição de imagens em textos alternativos para Instagam”
– Oficina “Matemática, Literatura e a luta contra o machismo na Escola”
– Oficina “Matemática e Recursos Audiovisuais: um diálogo com vivências trans na escola”


Descrição: oficinas de curta duração desenvolvidas de maneira associada ao projeto de extensão “MatematiQueer: Gêneros, Sexualidades e Educação Matemática”.

2022 – atual (com ofertas esporádicas)
Estudos de Gênero: o que matemática tem a ver com isso?

Descrição: Trata-se de um Curso de Extensão, coordenado pelo Grupo de Pesquisa “MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática”, gratuito, com 60h, oferecido em parceria com as instituições IFES, IFRJ, IFSP, UFMA e UNIPAMPA, e fomentado e certificado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Período: 07/03/22 – 30/04/22.

Ementa: Gêneros e Sexualidades na Escola; Os Estudos de Gênero e a Educação Matemática; Gênero, Sexualidade e outros marcadores sociais da diferença nas aulas de matemática – a importância das interseccionalidades; Feminismos e Educação Matemática; A Travestilidade e a Transexualidade na Escola; Pedagogia Queer e Educação Matemática; Práticas Pedagógicas Antimachistas, Antissexistas e AntiLGBTI+fóbicas nas Aulas de Matemática.

Clique aqui para assistir as videoaulas do curso.

Fomento: Programa SBEM FormAção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

2022 – atual (com ofertas esporádicas)
Ciclo de Oficinas “Maria vai com quais outras? A construção de subjetividades a partir da figura feminina em livros didáticos de matemática

Descrição: Parafraseamos a expressão popular “Maria vai com as outras” a fim de problematizar quem são essas “outras” que o livro de matemática apresenta às/aos/a es alunas/alunos/alunes. Mas não só. A proposta inclui um movimento de reflexão e criação de intervenções que rompam a hegemonia dessas representações. Este projeto tem apoio da CAPES e da FAPERJ, com bolsas de pós-graduação e graduação. A partir da ementa: Estudos de Gêneros e Educação Matemática; Discursos: a (re)produção de subjetividades; A construção da figura feminina nos livros didáticos de matemática; Representatividade e Mulheridades e Insubordinação criativa e Produção de material didático, nos propomos a refletir sobre as seguintes questões: Que representações femininas são permitidas nos livros didáticos de matemática? Como podemos nos insubordinar criativamente diante do que está posto? Como subverter o reforço dos estereótipos por meio de propostas que tensionem o que é apresentado em livros didáticos de matemática?

2021 – 2021
Gêneros e Sexualidades na Escola

Ementa: Gênero e Educação; Gênero, Sexualidade, Raça e Classe como Marcadores de Exclusão Social; Sexualidades e Diversidade Sexual na Escola; Travestilizar a Escola: por uma Pedagogia da Desobediência; Práticas Pedagógicas Antirracistas, Antissexistas, AntiLGBTIfóbicas e inclusivas.

Curso coordenado pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidade (LEFESEX) da UFRuralRJ.

Clique em cada item da ementa para ter assistir a videoaula correspondente.

2021 – 2021
Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: Reflexões geradas na Educação Especial
Ementa: Educação Matemática e Educação Especial; Acessibilidade para todos na aula de matemática por meio de tecnologia assistiva; As diferenças no contexto da neurodiversidade utilizando aplicativos no ensino de matemática; Surdez, inclusão e o ensino de matemática nos anos iniciais; Possibilidades de aprendizagens matemáticas junto aos alunos com deficiência intelectual.

Curso coordenado pelos grupos de pesquisa Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação/UFRJ, Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente/PUC-SP, Educação Matemática Inclusiva/IFES e Surdez e Ensino de Matemática/UNESPAR. Fomentado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Clique aqui para assistir as videoaulas do curso.

2020 – 2020
Cada um na sua casa: alguns caminhos para ensinar matemática em ambientes virtuais

Ementa: Desafios de ensinar matemática remotamente; Avaliação com recursos digitais – Parte 1; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Plataforma Desmos; GeoGebra; Captura e edição de vídeos; Edição de textos matemáticos; Explorando recursos da web; Avaliação com recursos digitais – Parte 2; Feira de projetos de ensino de matemática em ambientes virtuais

Curso coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação (TIME) da UFRJ.

Clique aqui para assistir aos videaulas do curso.

Fomento: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Eventos

Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – 9ª Edição

Realização: 26/11/2024 – 30/11/2024
Local: Praiamar Natal Hotel & Convention – Natal – RN
Mais informações: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/inscricao

Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática – 1ª Edição

Realização: 17/06/2024 -21/06/2024
Local: online.
Mais informações: https://www.even3.com.br/e2gsem/

Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis – 3ª Edição

Realização: 12/06/2024 – 14/06/2024
Local: UFRuralRJ Campus Nova Iguaçu.
Mais informações: https://www.even3.com.br/3sigse/

Simpósio Temático 23 “Que corpos podem ocupar as Ciências ditas Exatas?
no Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Etnicorracial e de Gênero – 11ª Edição

Realização: 22/11/2023 – 25/11/2023
Local: UERJ Campus Maracanã.
Mais informações: https://cinabeth.com.br/simposios-tematicos

Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva – 3ª Edição

Realização: 04/11/2023 – 06/11/2023
Local: IFES Campus Vitória.
Mais informações: https://sites.google.com/view/3enemi2023