Orientações em andamento
Dissertação de mestrado
- Marcos Vinícius Soares Leal. Título em definição. Início: 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
- Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Reflexões interseccionais sobre a relação de mulheres privadas de liberdade com matemática. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Luciano Araujo Lemos Junior. Processos de (re)conhecimentos na formação de quem ensina matemática e suas práticas: percepções de licenciandas/es/os sobre a temática de gêneros e sexualidades. Início: 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
- Débora Azevedo de Castro Borba. A matemática é masculina? Percepções de estudantes sobre quais corpos podem produzir matemática. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tese de doutorado
- Sora Matias dos Santos. Educação Matemática com pessoas LGBT+ em uma unidade prisional por meio do Teatro do Oprimido. Início: 2024. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
- Carolina Salviano Bezerra. A influência de religiões evangélicas nas escolhas das mulheres: os impactos dos discursos de fé nas escolhas por carreiras em STEM. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Luísa Cardoso Mendes. Professores de matemática que se envolvem em lutas sociais. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Erikah Pinto Souza. Vivências de pessoas trans e travestis com práticas matemáticas em seu cotidiano profissional. Início: 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Supervisão de pós-doutorado
- Italo Curvelo dos Anjos. Avaliação de materiais didáticos no debate de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Matemática. Início: 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Janaína Dutra Silvestre Mendes. Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na física médica, experiências e posições de poder. Início: 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Iniciação científica
- Thomas Cruz Magalhães. Que corpos podem ocupar os cursos de Física? Recortes interseccionais. Início: 2024. Iniciação científica (Licenciando em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Guilherme Soares Campos. Que corpos podem ocupar os cursos de Física? Recortes interseccionais. Início: 2024. Iniciação científica (Licenciando em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Voluntário.
- Camily Vitória Aves Lopes. “Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática”: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Início: 2023. Iniciação científica (Licencianda em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Brenda Corrêa Mesquita Alves. “Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática”: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Início: 2023. Iniciação científica (Licencianda em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
- Brena Vieira Emerick de Carvalho
- Emanuel de Carlos Ramos Soares
- Francisco José Martins de Lima
- Gabriella Joya Leal
- Mateus Lourenço de Lima
- Pedro Britto Dias
Orientações concluídas
Dissertação de mestrado
- Lidiane Camini. Gênero, sexualidade e educação matemática: uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. (Coorientador).
- Anna Lydia Azevedo Durval. Maria vai com quais outras? A construção de subjetividades a partir da figura feminina nos livros didáticos de matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Rodrigo Ramos de Souza. Retratos dos primeiros 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Hygor Batista Guse. Pesquisas com pessoas LGBTI+ no campo da Educação Matemática: Indagando processos de (cis-hetero)normatização da área. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Luísa Cardoso Mendes. A pesquisa em Educação Matemática alinhada com a justiça social: aproximações com a Educação em Direitos Humanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Renata Gilaberte Campos dos Santos. Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Tadeu Silveira Waise. Cenários de reconhecimento em contextos de minorias sexuais e de gênero na aula e na formação inicial de docentes de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques. Desafios impostos pelo ensino remoto emergencial nas práticas de professores de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Ana Gabriela Cardoso do Nascimento. Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para autistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Thays Rayana Santos de Carvalho. O Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Cristiano da Conceição Barreto. Mapas conceituais nas aulas de matemática. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Vinicius Cunha da Luz. (Re)Construção do conceito de função por meio de noções essenciais exploradas com tecnologias digitais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Márcia Eliane Furtado de Oliveira. Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Felipe Quirino Andre. Um levantamento de tecnologias assistivas para inclusão na aula de Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).
- Thiago de Azevedo Gomes. Ladrilhamento no plano com o uso do software Geogebra. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio.
- Sérgio Dias da Silva. Diferentes abordagens para Geometria em livros didáticos brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).
Tese de doutorado
- Hygor Batista Guse. “Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: Reflexões sobre uma ação formativa com docentes que ensinam matemática. 2024. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Bruna Dayana Lemos Pinto Ramos. De ‘sentir-se burra’ a ‘criar uma casca grossa’: trajetórias e negociações de identidades de mulheres brasileiras na Física. 2024. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Thamires Belo de Jesus. Reflexões sobre a trajetória profissional de surdos professores de matemática a partir de narrativas (auto)biográficas. 2024. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Wagner Rohr Garcez. Narrativas de professores que ensinam matemática para estudantes com deficiência visual. 2024. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Hugo dos Reis Detoni. Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Física: um estado do desAsTRE. 2023. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Jéssica Maria de Oliveira Luna. Dos apagamentos históricos aos feminismos plurais: narrativas de licenciandas em matemática sobre seu percurso formativo. 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Thays Rayana Santos de Carvalho. Um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante a pandemia da covid-19: contribuições para a formação de professores. 2022. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
- Karla Silene Oliveira Marinho Sathler. Representações sociais acerca do processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de Física. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Fabiana Chagas de Andrade. O Pré-Cálculo na formação inicial do professor de Matemática: múltiplos olhares. 2020. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Daniela Mendes Vieira da Silva. Professores de Matemática em uma comunidade virtual de prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. 2019. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Supervisão de pós-doutorado
- Daniela Mendes Vieira da Silva. Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Elton de Andrade Viana. Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Maurício Rosa. Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais. 2023. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Edmar Reis Thiengo. Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Marcio Vieira de Almeida. Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Gisela Maria da Fonseca Pinto. Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Iniciação científica
- Glauber Carvalho da Silva. Cyberformação de licenciandes e docentes que ensinam matemática para a diversidade sexual e de gênero. 2024. Iniciação científica (Licenciando em Matemática) – Universidade de São Paulo, Voluntário.
- Aline Nicolau Jaccoud Campelo. Estereótipos de Gêneros e as relações de meninas com Matemática. 2024. Iniciação científica (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Marina Cunha Monteiro. Representatividade LGBT+ na Matemática. 2024. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Hyago Borges de Oliveira Santos. A participação de professores em um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante o ensino remoto emergencial. 2022. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Felipe Colar Aizic. Ideias sobre o ensino de derivadas com tecnologias digitais. 2022. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Camila Meireles Fardilha. Despertando o interesse de meninas pela matemática por meio de um curso de introdução às principais ideias do Cálculo acessível para estudantes do ensino fundamental. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Gabriella Joya Leal. Despertando o interesse de meninas pela matemática: questões de gênero e de representatividade. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Franciele Pereira de Souza de Lorena de Miranda. Despertando o interesse de meninas para as áreas STEM por meio da Robótica Educacional com Arduíno e Scratch. 2022. Iniciação Científica. (Licencianda em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos em disciplinas de matemática no ensino superior frente à pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da aprendizagem matemática em ambientes virtuais no contexto da pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Washington Santos dos Reis. Marcos legais para a educação em gêneros e sexualidades no Brasil: interpelando a Educação Matemática. 2021. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
- Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem para alunos com deficiência em disciplinas de matemática. 2021. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Marcelo Natividade do Couto Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Kellen Lessa Moraes. Técnicas de Álgebra Linear Computacional para Estimação de Parâmetros. 2016. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Wesley Gomes Barbosa Rodrigues. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Ricardo Nascimento Mota Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Camilla da Silva Teixeira. Espaços Vetoriais sobre Corpos Finitos e a Teoria de Códigos. 2016. Iniciação Científica. (Licencianda em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
- Rodrigo da Silva Negreiros. Teoria Algébrica dos Códigos Corretores de Erros. 2016. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Rodrigo Ramos de Souza. Estratégias pedagógicas com uso de TIC para o ensino presencial de Matemática numa escola da rede pública. 2010. Iniciação Científica. (Licenciando em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
- Ana Carolina dos Santos. Gênero e Educação Matemática
Explorando Masculinidades e Feminilidades. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. - Matheus de Souza Petito. Decolonialidade e Educação Matemática: perspectivas emergentes para o ensino no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Matemática e Prisões: a Educação Matemática e o Sistema Prisional Brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Felipe Colar Aizic. O Cálculo Diferencial e a linearidade local: uma abordagem no contexto das tecnologias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos para estudar matemática no ensino superior durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- João Paulo Oliveira da Paz. Educação Matemática em turmas multisseriadas de escolas do campo: um levantamento bibliográfico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Proposta de atividade para alunos surdos: uma abordagem visual para ensino de áreas de figuras planas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Débora Azevedo de Castro Borba. Meninas e Matemática: compreendendo a influência da disciplina na educação básica em crenças e escolhas pessoais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais no Ensino Remoto Emergencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Anna Lydia Azevedo Durval. Relações de gênero em livros didáticos de matemática segundo dissertações e teses brasileiras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Bruna Lamounier Maciel. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Rodrigo Ladeira Mangia. A Sequência de Fibonacci: Matemática, Ordem e Harmonia da Natureza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.