Orientações

Orientações em andamento

Dissertação de Mestrado

  1. Roberta Santos Silveira. Título em definição. Início: 2025. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  2. Marcos Vinícius Soares Leal. Título em definição. Início: 2024. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – IFES.
  3. Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Reflexões interseccionais sobre a relação de mulheres privadas de liberdade com matemática. Início: 2024. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  4. Luciano Araujo Lemos Junior. Processos de (re)conhecimentos na formação de quem ensina matemática e suas práticas: percepções de licenciandas/es/os sobre a temática de gêneros e sexualidades. Início: 2023. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – IFES.

Tese de Doutorado

  1. Monike Alves Gouvêa. Título em definição. Início: 2025. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  2. Tadeu Silveira Waise. Título em definição. Início: 2025. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  3. Sora Matias dos Santos. Educação Matemática com pessoas LGBT+ em uma unidade prisional por meio do Teatro do Oprimido. Início: 2024. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – IFES.
  4. Carolina Salviano Bezerra. A influência de religiões evangélicas nas escolhas das mulheres: os impactos dos discursos de fé nas escolhas por carreiras em STEM. Início: 2023. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.
  5. Luísa Cardoso Mendes. Professores de matemática que se envolvem em lutas sociais. Início: 2023. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.
  6. Erikah Pinto Souza. Vivências de pessoas trans e travestis com práticas matemáticas em seu cotidiano profissional. Início: 2022. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.

Supervisão de Estágio Pós-Doutoral

  1. Italo Curvelo dos Anjos. Avaliação de materiais didáticos no debate de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Matemática. Início: 2024. UFRJ.
  2. Janaína Dutra Silvestre Mendes. Desafiando as leis da física: explorando a participação feminina na física médica, experiências e posições de poder. Início: 2024. UFRJ.

Iniciação Científica e Extensão Universitária

  1. Thomas Cruz Magalhães. Que corpos podem ocupar os cursos de Física? Recortes interseccionais. Iniciação Científica. Início: 2024. Licenciando em Física – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  2. Guilherme Soares Campos. MatematiQueer: Gêneros, Sexualidades e Educação Matemática. Extensão Universitária. Início: 2024. Licenciando em Física – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  3. Lívia Rodrigues Acioly. MatematiQueer: Gêneros, Sexualidades e Educação Matemática. Extensão Universitária. Início: 2023. Licenciando em Física – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  4. Camily Vitória Aves Lopes. Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Iniciação Científica. Início: 2023. Licencianda em Física – UFRJ. Bolsista Faperj.
  5. Brenda Corrêa Mesquita Alves. Por Mais Meninas e Mulheres na Matemática: impacto do projeto nas práticas das professoras participantes. Iniciação Científica. Início: 2023. Licencianda em Letras – UFRJ. Bolsista Faperj.

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

  1. Antônio José Mendes Alves
  2. Cássia Cristina Safra Dias
  3. Cristian Denner da Silva dos Santos
  4. Emanuel de Carlos Ramos Soares
  5. Francisco José Martins de Lima
  6. Marina Cunha Monteiro
  7. Mateus Lourenço de Lima
  8. Thais Pereira da Cunha
  9. Vitória de Sousa Ludiacueno

Orientações concluídas

Dissertação de Mestrado

  1. Débora Azevedo de Castro Borba. Percepções de medalhistas olímpicas sobre sua relação com a matemática. 2024. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  2. Lidiane Camini. Gênero, sexualidade e educação matemática: uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras. 2024. Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica – UFSC. Bolsista do Fundes. (Coorientador).
  3. Anna Lydia Azevedo Durval. Maria vai com quais outras? A construção de subjetividades a partir da figura feminina nos livros didáticos de matemática. 2023. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  4. Rodrigo Ramos de Souza. Retratos dos primeiros 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. 2023. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  5. Hygor Batista Guse. Pesquisas com pessoas LGBTI+ no campo da Educação Matemática: Indagando processos de (cis-hetero)normatização da área. 2022. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  6. Luísa Cardoso Mendes. A pesquisa em Educação Matemática alinhada com a justiça social: aproximações com a Educação em Direitos Humanos. 2022. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  7. Renata Gilaberte Campos dos Santos. Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. 2021. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  8. Tadeu Silveira Waise. Cenários de reconhecimento em contextos de minorias sexuais e de gênero na aula e na formação inicial de docentes de matemática. 2021. ]Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  9. Pedro Paulo Mendes da Rocha Marques. Desafios impostos pelo ensino remoto emergencial nas práticas de professores de matemática. 2021. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
  10. Ana Gabriela Cardoso do Nascimento. Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para autistas. 2020. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  11. Thays Rayana Santos de Carvalho. O Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos. 2019. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  12. Cristiano da Conceição Barreto. Mapas conceituais nas aulas de matemática. 2019. Mestrado em Matemática em Rede Nacional – UERJ. Bolsista Capes.
  13. Vinicius Cunha da Luz. (Re)Construção do conceito de função por meio de noções essenciais exploradas com tecnologias digitais. 2019. Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ. Bolsista Capes.
  14. Márcia Eliane Furtado de Oliveira. Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino. 2018. Mestrado em Matemática em Rede Nacional – UERJ. Bolsista Capes.
  15. Felipe Quirino Andre. Um levantamento de tecnologias assistivas para inclusão na aula de Matemática. 2018. Mestrado em Matemática em Rede Nacional – UFRRJ. Bolsista Capes. (Coorientador).
  16. Thiago de Azevedo Gomes. Ladrilhamento no plano com o uso do software Geogebra. 2017. Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica – Unigranrio.
  17. Sérgio Dias da Silva. Diferentes abordagens para Geometria em livros didáticos brasileiros. 2017. Mestrado em Matemática em Rede Nacional – UFRRJ. Bolsista Capes. (Coorientador).

Tese de Doutorado

  1. Hygor Batista Guse. “Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: Reflexões sobre uma ação formativa com docentes que ensinam matemática. 2024. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.
  2. Bruna Dayana Lemos Pinto Ramos. De “sentir-se burra” a “criar uma casca grossa”: trajetórias e negociações de identidades de mulheres brasileiras na Física. 2024. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.
  3. Thamires Belo de Jesus. Reflexões sobre a trajetória profissional de surdos professores de matemática a partir de narrativas (auto)biográficas. 2024. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  4. Wagner Rohr Garcez. Narrativas de professores que ensinam matemática para estudantes com deficiência visual. 2024. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  5. Hugo dos Reis Detoni. Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Física: um estado do desAsTRE. 2023. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  6. Jéssica Maria de Oliveira Luna. Dos apagamentos históricos aos feminismos plurais: narrativas de licenciandas em matemática sobre seu percurso formativo. 2022. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  7. Thays Rayana Santos de Carvalho. Um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante a pandemia da covid-19: contribuições para a formação de professores. 2022. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ. Bolsista Capes.
  8. Karla Silene Oliveira Marinho Sathler. Representações sociais acerca do processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de Física. 2021. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  9. Fabiana Chagas de Andrade. O Pré-Cálculo na formação inicial do professor de Matemática: múltiplos olhares. 2020. Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.
  10. Daniela Mendes Vieira da Silva. Professores de Matemática em uma comunidade virtual de prática: uma análise sobre a emergência de elementos de sua identidade profissional no ciberespaço. 2019. Tese Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física – UFRJ.

Supervisão de Estágio Pós-Doutoral

  1. Daniela Mendes Vieira da Silva. Impactos da participação em um projeto de jogos matemáticos na constituição da identidade docentes. 2024. UFRJ.
  2. Elton de Andrade Viana. Cenário de teorias e metodologias de pesquisas sobre o autismo na educação matemática. 2024. UFRJ.
  3. Maurício Rosa. Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais. 2023. UFRJ.
  4. Edmar Reis Thiengo. Ecos teóricos presentes na prática pedagógica de um surdo professor de matemática. 2021. UFRJ.
  5. Marcio Vieira de Almeida. Ensino de Pré-Cálculo e de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade Blended Learning. 2020. UFRJ.
  6. Gisela Maria da Fonseca Pinto. Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo. 2019. UFRJ.

Iniciação Científica

  1. Glauber Carvalho da Silva. Cyberformação de licenciandes e docentes que ensinam matemática para a diversidade sexual e de gênero. 2024. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – USP.
  2. Aline Nicolau Jaccoud Campelo. Estereótipos de Gêneros e as relações de meninas com Matemática. 2024. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – Unirio. Bolsista CNPq.
  3. Marina Cunha Monteiro. Representatividade LGBT+ na Matemática. 2024. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  4. Hyago Borges de Oliveira Santos. A participação de professores em um curso de formação continuada para o ensino de matemática em ambientes virtuais durante o ensino remoto emergencial. 2022. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  5. Felipe Colar Aizic. Ideias sobre o ensino de derivadas com tecnologias digitais. 2022. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UFRJ. Bolsista CNPq.
  6. Camila Meireles Fardilha. Despertando o interesse de meninas pela matemática por meio de um curso de introdução às principais ideias do Cálculo acessível para estudantes do ensino fundamental. 2022. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UERJ. Bolsista Faperj.
  7. Gabriella Joya Leal. Despertando o interesse de meninas pela matemática: questões de gênero e de representatividade. 2022. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UFRJ. Bolsista Faperj.
  8. Franciele Pereira de Souza de Lorena de Miranda. Despertando o interesse de meninas para as áreas STEM por meio da Robótica Educacional com Arduíno e Scratch. 2022. Iniciação Científica. Licencianda em Química – IFRJ. Bolsista Faperj.
  9. Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos em disciplinas de matemática no ensino superior frente à pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UFRJ. Bolsista CNPq.
  10. Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da aprendizagem matemática em ambientes virtuais no contexto da pandemia da covid-19. 2021. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UFRJ. Bolsista UFRJ.
  11. Washington Santos dos Reis. Marcos legais para a educação em gêneros e sexualidades no Brasil: interpelando a Educação Matemática. 2021. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UFRJ.
  12. Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem para alunos com deficiência em disciplinas de matemática. 2021. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UFRJ.
  13. Marcelo Natividade do Couto Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2017. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UERJ. Bolsista UERJ.
  14. Kellen Lessa Moraes. Técnicas de Álgebra Linear Computacional para Estimação de Parâmetros. 2016. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UERJ. Bolsista Faperj.
  15. Wesley Gomes Barbosa Rodrigues. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UERJ.
  16. Ricardo Nascimento Mota Junior. Modelagem Matemática e Computacional da Dinâmica do HIV. 2016. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UERJ. Bolsista UERJ.
  17. Camilla da Silva Teixeira. Espaços Vetoriais sobre Corpos Finitos e a Teoria de Códigos. 2016. Iniciação Científica. Licencianda em Matemática – UERJ. Bolsista Faperj.
  18. Rodrigo da Silva Negreiros. Teoria Algébrica dos Códigos Corretores de Erros. 2016. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática – UERJ.
  19. Rodrigo Ramos de Souza. Estratégias pedagógicas com uso de TIC para o ensino presencial de Matemática numa escola da rede pública. 2010. Iniciação Científica. Licenciando em Matemática- UERJ. Bolsista Faperj.

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

  1. Brena Vieira Emerick de Carvalho. Investigando causas do desinteresse dos discentes pela matemática no ensino médio. 2024. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  2. Gabriella Joya Leal. Ensino de Matemática em Contextos de Vulnerabilidade Social: Análise de percepções estudantis. 2024. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  3. Pedro Brito Dias. Experiências no PIBID durante o contexto pandêmico e sua contribuição para a formação do licenciando em matemática. 2024. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  4. Ana Carolina dos Santos. Gênero e Educação Matemática
     Explorando Masculinidades e Feminilidades. 2024. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  5. Matheus de Souza Petito. Decolonialidade e Educação Matemática: perspectivas emergentes para o ensino no Brasil. 2024. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  6. Carlos Eduardo Sant’Anna Nogueira. Matemática e Prisões: a Educação Matemática e o Sistema Prisional Brasileiro. 2023. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  7. Felipe Colar Aizic. O Cálculo Diferencial e a linearidade local: uma abordagem no contexto das tecnologias. 2023. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  8. Yan Robert Ortiz Blyth. O uso de vídeos para estudar matemática no ensino superior durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  9. João Paulo Oliveira da Paz. Educação Matemática em turmas multisseriadas de escolas do campo: um levantamento bibliográfico. 2022. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  10. Beatriz Mateus Mamede de Oliveira. Proposta de atividade para alunos surdos: uma abordagem visual para ensino de áreas de figuras planas. 2022. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  11. Débora Azevedo de Castro Borba. Meninas e Matemática: compreendendo a influência da disciplina na educação básica em crenças e escolhas pessoais. 2022. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  12. Mariana Rodrigues Mattos. Avaliação da Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais no Ensino Remoto Emergencial. 2022. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  13. Anna Lydia Azevedo Durval. Relações de gênero em livros didáticos de matemática segundo dissertações e teses brasileiras. 2021. Licenciatura em Matemática – UFRJ.
  14. Bruna Lamounier Maciel. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais. 2015. Licenciatura em Pedagogia – UERJ.
  15. Rodrigo Ladeira Mangia. A Sequência de Fibonacci: Matemática, Ordem e Harmonia da Natureza. 2004. Licenciatura em Matemática – UFRRJ.