Atualmente meus principais interesses de pesquisa estão associados ao campo da Educação Matemática Inclusiva e para Justiça Social, na perspectiva da virada sociopolítica da pesquisa em Educação Matemática. Em particular, tenho engendrado esforços para a criação/manutenção de uma agenda de pesquisa no emergente campo dos Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Além disso, também tenho interesse na educação matemática de pessoas apoiadas pela Educação Especial e no uso tecnologias digitais em rede para ensino e aprendizagem de Matemática.
Coordeno dois grupos de pesquisas cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: o TIME – Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação, e o MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática.
O MatematiQueer tem um site que pode ser visitado em: matematiqueer.org. Lá você pode compreender a que o grupo se propõe, conhecer as linhas de pesquisa, as pesquisas em andamento e as concluídas, os arquivos com toda a produção científica, as ações de extensão universitária e de divulgação científica: instagram, youtube e podcast.
Toda a minha produção científica está disponível para livre acesso em ufrj.academia.edu/AgnaldoEsquincalha.
Veja aqui alguns projetos de pesquisa que coordeno ou colaboro.