Graduação

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
(2008 como contrado e a partir de 2018/2 como concursado)

Disciplinas ministradas

2024/2: Monografia 1 (60h) e Seminários de AACC (30h)
2024/1: carga horária concentrada na pós-graduação (150h)
2023/2: Fundamentos de Aritmética e Álgebra (60h)
2023/1: carga horária concentrada na pós-graduação (210h)
2022/2: carga horária concentrada no primeiro semestre (240h)
2022/1: Seminários de AACC (30h)
Laboratório de Instração para o Ensino da Matemática (60h)
2021/2: carga horária concentrada na pós-graduação (210h)
2021/1: Fundamentos de Funções e Conjuntos (120h)
2020/1: Fundamentos de Geometria (120h)
2019/2: Fundamentos de Aritmética e Álgebra (60h)
2019/1: Fundamentos de Geometria (60h)
2018/2: Cálculo I (90h)
2008/2: Didática da Matemática II (30h)
Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado (200h)
2008/1: Didática Especial de Matemática I (30h)
Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado (200h)

Projetos de Ensino

2024-2026
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Fomento: Edital CAPES nº 10/2024
Estudantes de Licenciatura Bolsistas: 24
Docentes da Rede Pública de Educação Básica Bolsistas: 4

2022-2024
Programa de Residência Pedagógica – PRP

Descrição: O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior em parceria com escolas públicaa da Educação Básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica que estejam na segunda metade dos cursos de licenciatura, assim como de professores da licenciatura e da educação básica. Seus objetivos são:

  1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  4. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Fomento: Edital CAPES nº 24/2022
Estudantes de Licenciatura Bolsistas: 20
Docentes da Rede Pública de Educação Básica Bolsistas: 4

2020-2022
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:

  1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  2. contribuir para a valorização do magistério;
  3. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  4. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  5. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  6. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Fomento: Edital CAPES nº 2/2020
Estudantes de Licenciatura Bolsistas: 24
Docentes da Rede Pública de Educação Básica Bolsistas: 3

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
(De 2015/1 a 2018/1 como concursado e anteriormente como contratado)

Disciplinas ministradas

2018/1: Estágio Supervisionado IV – Educação Matemática Inclusiva
Laboratório de Matemática III – Tecnologias Digitais
2017/2:
Cálculo Numérico
Geometria Diferencial
2017/1:
Álgebra Linear II
Estágio Supervisionado IV – Educação Matemática Inclusiva
Laboratório de Matemática III – Tecnologias Digitais
2016/2:
Estágio Supervisionado IV – Educação Matemática Inclusiva
Laboratório de Matemática III – Tecnologias Digitais
2016/1:
Metodologia do Ensino da Matemática
Estágio Supervisionado IV – Educação Matemática Inclusiva
Laboratório de Matemática III – Tecnologias Digitais
2015/2: Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado III – Ensino Médio
Matemática: Conteúdo e Método II
2015/1: Cálculo II
Matemática: Conteúdo e Método III
Metodologia do Ensino da Matemática
2011/1: Prática de Ensino de Matemática II
Lógica e Fundamentos da Matemática
2010/2: Álgebra Linear I
Prática de Ensino de Matemática I
2010/1: Álgebra II
2007/2: Tendências Atuais no Ensino de Matemática II
2007/1: Cálculo III
Tendências Atuais no Ensino de Matemática I
Questões do Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
2006/1: Cálculo II
Estatística Aplicada à Pesquisa Educacional

Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
(Entre 2013/1 e 2015/1)

Disciplinas ministradas:

Álgebra Linear I
Cálculo a uma variável A e B
Cálculo de uma variável
Cálculo a várias variáveis I
Equações Diferenciais e de Diferenças
Laboratório de Cálculo com Maple (uma e várias variáveis)

Na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)
(Entre 2011/1 e 2015/1)

Disciplinas ministradas:

Complementos de Matemática
Álgebra Linear
Cálculo I, II, III e IV
Equações Diferenciais
Geometria Analítica

Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
(Entre 2004/1 e 2005/2)

Disciplinas ministradas:

Álgebra I e III
Álgebra Linear II e III
Cálculo IV
Evolução da Matemática
Instrumentação para o Ensino de Matemática
Matemática I e II
Matemática para Economia