Sobre o Curso

Histórico do Curso de Bacharelado em Ciências Atuariais

O Curso de Ciências Atuariais da UFRJ, um dos primeiros cursos de Atuária do país, teve seu início em 22 de setembro de 1945 com a criação da Faculdade Nacional de Ciências Econômicas, criada na então Universidade do Brasil.  Desde a sua criação o curso possui compromisso com a excelência como demonstrado pelo texto fundador da FNCE que a define

“como um centro nacional de ensino, em grau superior, de ciências econômicas e de ciências contábeis e atuariais, e bem assim de estudos e pesquisas nesses ramos dos conhecimentos científicos e técnicos.”

(Decreto Nº 7.988, de 22 de setembro de 1945)

Nesta época, o curso era ministrado no campus da Praia Vermelha e o aluno se graduava conjuntamente como bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais.

Somente com a Lei Nº. 1.401, de 31 de julho de 1951, o curso de Bacharelado em Ciências Atuariais adquiriu vida própria, desvinculando-se do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. 

Em 1965 a Universidade do Brasil passou a ser denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Plano de Reestruturação, aprovado por decreto em 13/03/1967, modernizou a UFRJ para o formato atual, que preconiza o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por volta desta ocasião, a Faculdade Nacional de Ciências Econômicas mudou o nome para Faculdade Nacional de Economia e Administração da UFRJ, vindo a desdobrar-se posteriormente em Instituto de Economia e Faculdade de Ciências Contábeis e Administração. O curso de Ciências Atuariais permaneceu no Instituto de Economia e teve sua transferência para o Instituto de Matemática aprovada pelo Conselho Universitário da UFRJ em 26 de junho de 1974, passando a funcionar no campus da Ilha do Fundão.

Entre 1976 e 1992 havia um ciclo básico comum, que valia também para os outros cursos de graduação do Instituto de Matemática. Neste período, o ingresso do candidato aprovado era para o Instituto de Matemática, sendo a escolha do curso específico feita após a conclusão deste ciclo básico. O curso de Ciências Atuariais oferecia, então, 20 vagas anualmente. 

Entre 1993 e 2003, passaram a ser oferecidas 30 vagas para a graduação em Ciências Atuariais, anualmente. Nesta época, a entrada pelo Vestibular para o curso de Ciências Atuariais privilegiava o candidato aprovado que escolhesse o curso como primeira opção. Uma vez alocados os aprovados de primeira opção, seguiam-se os candidatos que haviam escolhido o curso como segunda opção e assim sucessivamente, sempre respeitando a ordem classificatória. Normalmente, a maior parte dos alunos selecionados tinha Ciências Atuariais como primeira opção e um percentual menor de alunos tinha o curso como segunda opção de carreira.

De 2004 a 2012, com o objetivo de reduzir a alta evasão inicial do curso de Estatística, a entrada passou a ser única para os cursos de Ciências Atuariais e Estatística. Passaram-se a ser oferecidas 50 vagas para um ciclo básico comum e escolha do curso realizada após a conclusão deste ciclo básico. Esta decisão também foi motivada pelo fato de os alunos de ensino médio terem pouca informação tanto sobre Atuária como sobre Estatística. 

A partir de 2012 retornou-se à entrada específica para a Atuária com entrada de 25 discentes no primeiro semestre de cada ano, com uma média de 18 formandos por ano.

Nova reforma curricular

O currículo de Bacharelado em Ciências Atuariais da UFRJ está com um reforma curricular em andamento. O novo Projeto Pedagógico vem assim atualizar o curso com as novas vertentes científicas hoje em relevância para o profissional de Atuária. Ademais, esta reforma curricular contempla de forma objetiva a Resolução CNE/CES N° 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Estratégia 12.7 da Lei No 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. 

Por fim, vale ressaltar que a UFRJ preconiza o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, o curso de Bacharelado em Ciências Atuariais preza pela qualidade de ensino em sala de aula e nos diversos laboratórios de computação, e incentiva os alunos – de forma incondicional e constante – a participarem de atividades de pesquisa por meio de projetos de iniciação científica e de atividades de extensão (compreendem Eventos, Cursos, Projetos ou Programas registrados e reconhecidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ).

Em sintonia com estas demandas, o Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu um Projeto Pedagógico para o curso de Bacharelado em Ciências Atuariais, sobretudo para formar pessoas comprometidas e conscientes de seu papel na sociedade, promovendo a responsabilidade social e que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade, região e país.

Deste modo, este curso tem a sua estrutura organizada com base nos seguintes princípios:

  1. Sólida formação teórica, desenvolvendo a capacidade de compreender as Ciências Atuariais como ciência aplicada, de forma a poder participar ativamente de discussões sobre problemas com profissionais de outras áreas;
  2. Formação básica de caráter generalista, com estruturação multi e interdisciplinar, possibilitando a articulação entre as atividades que compõem a proposta curricular;
  3. Estímulo às atividades que socializam o conhecimento produzido pelo corpo docente e pelos discentes, afirmando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  4. Estímulo às atividades complementares, destacando-se a iniciação científica, extensão, monitoria e participação em eventos acadêmicos científicos e culturais;
  5. Integração da teoria à prática de maneira flexível para desenvolvimento de competências e habilidades que levem o aluno a procurar, interpretar, analisar e selecionar informações, identificar problemas relevantes e realizar projetos de pesquisa através de sólida instrumentalização técnica.

O egresso do curso de Bacharelado em Ciências Atuariais normalmente opta por seguir para o mercado de trabalho, dado a facilidade ainda encontrada pelos recém-formados em obter boas colocações profissionais assim que terminam o curso de graduação.
Dentre as atividades profissionais comumente exercidas pelo egresso do curso de Bacharelado de Ciências Atuariais destacam-se as de analista técnico em órgãos governamentais de regulação do mercado segurador, previdenciário e financeiro e analista técnico e consultor em empresas de consultoria especializada, em auditoras contábeis, bancos de investimento, seguradoras e entidades de previdência complementar aberta e fechada.

O Curso de Bacharelado em Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio de Janeiro forma graduados capacitados a realizar estudos de pós-graduação, bem como prestar serviços e desenvolver ações relacionadas com sua formação específica e áreas afins. O egresso do Bacharelado em Ciências Atuariais formado pela UFRJ deverá ser:

  1. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, estando preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação de modo continuado;
  2. Detentor de fundamentação teórica e prática básica para atuar em todos os níveis, nas diferentes áreas de aplicação das Ciências Atuariais, pautado em referenciais éticos e legais;
  3. Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade profissional e de ser tornar agente transformador da realidade presente em busca da melhoria da qualidade de vida.