Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Estatística é um curso do Instituto de Matemática da UFRJ (IM-UFRJ), sob responsabilidade do Departamento de Métodos Estatísticos (DME), que também é responsável pelo curso de Bacharelado em Ciências Atuariais. O IM-UFRJ, por sua vez, é uma unidade do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O currículo do curso de Bacharelado em Estatística está organizado com as seguintes componentes:

  1. Disciplinas Obrigatórias;
  2. Disciplinas Complementares;
  3. Requisitos Curriculares Suplementares;
  4. Atividades de Monitoria (facultativas);
  5. Atividades de Iniciação Científica (facultativas);
  6. Atividades de Extensão (facultativas);
  7. Estágio remunerado (facultativo).

O curso de Bacharelado em Estatística totaliza 3065 horas-aula e é composto por 39 disciplinas, das quais 28 são obrigatórias e o restante são disciplinas complementares de escolha condicionada. Além disso, é composto por um Projeto Final de Curso e Atividades Complementares, que são Requisitos Curriculares Suplementares (RCS). A distribuição de créditos e horas de disciplinas e RCS pode ser vista na tabela a seguir.

NaturezaCréditosHoras
Disciplinas obrigatórias1201965
Disciplinas complementares40600
Projeto Final de Curso5180
Atividades Complementares320
Total1653065

Conteúdos básicos

Os conteúdos básicos do currículo envolvem:

  • Matemática – cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais, análise real;
  • Computação – informática básica, domínio de linguagens de programação e pacotes estatísticos, noções de cálculo e métodos numéricos;
  • Estatística e Probabilidade – variáveis aleatórias univariadas e multidomensionais, lei dos grandes números e teorema central do limite, estatística descritiva, inferência estatística.

Na grade curricular do curso de Bacharelado em Estatística, os conteúdos básicos são cobertos pelas disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I (90 h), Cálculo II (90 h), Cálculo III (90 h), Equações Diferenciais (60 h), Álgebra I (60 h), Álgebra Linear I (45 h), Álgebra Linear (60 h), Cálculo Numérico (60 h), Métodos Numéricos (60 h), Computação I (60 h), Computação II (60 h), Análise Exploratória de Dados (60 h), Seminários em Ciências Atuariais e Estatística (30 h), Elementos de Física (90 h), Introdução à Estatística (60 h), Cálculo das Probabilidades I (90 h), Inferência Estatística I (90 h) e Análise I (90 h). No total, são 1245 horas.

Conteúdos profissionalizantes

Os conteúdos profissionalizantes do currículo envolvem probabilidade avançada, modelos lineares, modelos lineares generelizados, inferência bayesiana, processos estocásticos, controle estatístico de qualidade, técnicas de amostragem, estatística computacional, planejamento de experimentos, análise estatística multivariada, análise de séries temporais.

Na grade curricular do curso de Bacharelado em Estatística, os conteúdos profissionalizantes compostos por disciplinas obrigatórias são Inferência Estatística II (90 h), Análise de Regressão (90 h), Processos Estocásticos (90 h), Estatística Computacional (60 h), Técnicas de Amostragem (60 h), Análise Estatística Multivariada (60 h), Cálculo das Probabilidades II (90 h), Controle Estatístico de Qualidade (60 h), Planejamento de Experimentos (60 h) e Análise de Séries Temporais (60 h). No total, são 720 horas.

Há mais 600 horas relacionadas às disciplinas de escolha condicionada. Entre as diversas possibilidades de conteúdos, destacam-se econometria, análise de sobrevivência, teoria de decisão, demografia, matemática financeira, teoria do risco, teoria da credibilidade, estatística espacial, bancos de dados, aprendizado de máquina, redes neurais. Além disso, há 500 horas de Requisitos Curriculares Suplementares, que incluem o Projeto Final de Curso e as Atividades Complementares.

Por fim, além do Projeto Final de Curso e das Atividades Complementares, as Atividades de Extensão passarão a ser obrigatórias no novo currículo do curso de Bacharelado em Estatística, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão associado ao Ministério da Educação (MEC). Essas atividades farão parte dos Requisitos Curriculares Sumplementares e perfarão um percentual mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária total do curso.


Veja também