O que é Estatística?
Os dados estão por toda parte e podem nos dizer muitas coisas. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, eles estão cada vez mais abundantes e em volumes cada vez maiores. Entretanto, a simples disponibilidade de dados e a sua maior abundância não necessariamente trarão benefícios se não soubermos como transformá-los em informação. Surge então a necessidade de se compreender e de se dominar métodos para esse fim.
Seja quando estamos escolhendo um filme para assistir em um aplicativo, ouvindo música ou fazendo compras, seja quando cientistas investigam a eficácia de um novo medicamento ou os efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta, dados estão sendo analisados e transformados em informação. Os objetivos são diversos: investigar padrões, compreender e modelar fenômenos, testar hipóteses, fazer previsões, estimar probabilidades, tomar decisões. E como tudo isso é possível? É aí que entra a Estatística!
A Estatística é a ciência de aprendizagem e tomada de decisão a partir dos dados, e lida com todos os seus aspectos: coleta, tratamento, organização, sumarização, análise, interpretação, apresentação. A Estatística é uma ciência aplicada e em constante desenvolvimento. É essencial para o entendimento dos fenômenos que envolvem incerteza e fundamental para o próprio método científico. E assim como os dados, a Estatística faz parte em nosso cotidiano.

Por que cursar Estatística na UFRJ?
A carreira em Estatística é versátil e proporciona àqueles com vocação matemática a possibilidade de interação com as mais diversas áreas: ciência, tecnologia, educação, política, economia, medicina, ecologia, psicologia, climatologia, esportes e inúmeras outras. O estatístico é o profissional perito em análise de dados e exerce sua inclinação quantitativa – ao mesmo tempo em que pode adquirir vasta cultura geral – no contato com essas áreas. E no mundo contemporâneo, com a abundância cada vez maior de dados e a demanda por mão de obra especializada em analisá-los, o estatístico tem papel de destaque.
O Bacharelado em Estatística do Instituto de Matemática da UFRJ (IM-UFRJ) apresenta um programa flexível, de forma a qualificar os seus graduados tanto para a pesquisa e o ensino de nível superior como para o mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico, nas mais variadas áreas de aplicação da Estatística e da Ciência de Dados. O curso tem forte integração com o Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFRJ, além de ter egressos altamente reconhecidos no mercado de trabalho, com grande demanda e bons salários. Ademais, é um curso reconhecido, com conceito 5 (máximo) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A base da formação de graduação de um estatístico no IM-UFRJ está fundamentada em cálculo diferencial e integral, teoria das probabilidades, computação, métodos de análise estatística e disciplinas específicas do ciclo profissional. Devido à grande variedade de possibilidades de atuação, cerca de 25% da grade curricular do curso é composta por disciplinas optativas. Ainda, em função da grande interseção existente entre as grades curriculares dos cursos de Bacharelado em Estatística e Bacharelado em Ciências Atuariais, no IM-UFRJ, é frequente a obtenção de dupla graduação entre os alunos desses cursos, sendo possível obter os dois diplomas.
