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Concurso

Concurso para Prof. Efetivo

As inscrições para os concursos de Professor Efetivo na UFRJ abrirão no do dia 26 de março de 2024 e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 09 de maio de 2024.

O Departamento de Matematica (DM) dispõe de quatro (4) vagas para Professor Adjunto A, 40h DE no setor de “Matematica” e uma (1) vaga para Professor Adjunto A, 40h DE no setor “Ensino e História da Matemática “.

Segue o link para acessar o Edital e obter outras informações relevantes:

https://concursos.pr4.ufrj.br/images/Edital-54-2024-MS-efetivos/Edital_54_de_30-jan-24-site–.pdf

Seguem as ementas dos concursos.


Concurso para Prof. Adjunto em Matemática –

Departamento de Matemática – Instituto de Matemática

4 vagas

Pontos:

  1. Teorema fundamental do Cálculo
  2. Diferenciabilidade em R^n
  3. Teorema de Stokes
  4. Teorema da função implícita e inversa
  5. Teorema de mudanças de variáveis nas integrais em R^2 e R^3
  6. Espaços vetoriais em dimensão finita: bases e dimensão
  7. Autovalores, autovetores e teorema espectral para operadores autoadjuntos em dimensão finita
  8. Teorema do núcleo e imagem para transformações lineares em dimensão finita
  9. Espaços vetoriais com produto interno de dimensão finita
  10. Determinantes e formas multilineares em espaços vetoriais de dimensão finita

OBSERVAÇÕES:

  • Na prova escrita, cada candidato deverá redigir sobre 3 pontos escolhidos mediante sorteio
  • Na prova didática, cada candidato deverá apresentar uma aula sobre 1 ponto escolhido mediante sorteio.

Bibliografia:

  1. J. B. Conway, A First Course in Analysis, Cambridge.
  2. W. Rudin, Princípios de Análise Matemática, Ao Livro Técnico S.A.
  3. E. Lages Lima, Curso de Análise, Projeto Euclides
  4. K. Hoffman – R. Kunze, Linear Algebra, Prentice-Hall
  5. E. Lages Lima, Álgebra Linear, IMPA, 2020
  6. S. Lang, Linear algebra. Undergraduate Texts in Mathematics

Concurso para Prof. Adjunto em Ensino e História da Matemática – Departamento de Matemática – Instituto de Matemática

1 vaga

PONTOS:

  • Pontos de Matemática
    1. Teorema espectral em dimensão finita e aplicações
    2. Sequências e séries de números reais e aplicações
    3. Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações
    4. Teorema de Green e aplicações
    5. Existência e unicidade de soluções de equações diferenciais ordinárias e aplicações
  • Pontos de Ensino de Matemática:
    1. Saberes docentes e formação de professores de Matemática
    2. Educação Matemática Inclusiva
    3. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
    4. Educação Matemática para Justiça Social e Decolonialidade
    5. Avaliação em Educação Matemática
  • Pontos de História da Matemática:
    1. 11. História da matemática grega
    2. 12. História da geometria nos séculos XVII, XVIII e XIX
    3. 13. História da análise no século XIX
    4. 14. História da álgebra do século XVI ao século XX
    5. 15. História das relações entre matemática e física

OBSERVAÇÕES:

  • Na prova escrita, cada candidato deverá redigir sobre 3 pontos escolhidos mediante sorteio, sendo 1 ponto de Matemática e 2 pontos da área de predileção do candidato (Ensino de Matemática ou História da Matemática).
  • Na prova didática, cada candidato deverá apresentar uma aula sobre 1 ponto escolhido mediante sorteio. Nesta etapa, somente serão considerados os pontos de Matemática (pontos 1–5).

BIBLIOGRAFIA:

  1. Lima, E. L. Álgebra Linear. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática,9ª edição, 2016.
  2. Alcock, L. How to Think about Analysis. New York: Oxford University Press, 2014.
  3. Neri, C.; Cabral, M. Curso de Análise Real. Rio de Janeiro: Editora do IM-UFRJ,2021.
  4. Pinto, D.; Morgado, M. C. F. Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 4ª edição, 2014.
  5. Courant, R. Differential and Integral Calculus, vols. 1 e 2. New York: Interscience Publishers, 1951.
  6. Figueiredo, D. G. Equações Diferenciais Aplicadas. Rio de Janeiro: IMPA, 2018.
  7. Bairral, M. A. Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estudos Avançados (online), v. 32, p. 81-95, 2018.
  8. Borba, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, v. 108, p. 385-400, 2021.
  9. Gutiérrez, R. The Sociopolitical Turn in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 37–68, 2013.
  10. Healy, L.; Powell, A. Understanding and overcoming “disadvantage” in learning mathematics. In: M.A. (Ken) Clements et al. (Eds.), Third International Handbook of Mathematics Education, p. 69-100, 2013.
  11. Nóvoa, A. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270129, 2022
  12. Moreira, P. C.; Ferreira, A.C. O lugar da matemática na licenciatura em matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 981-1005, 2013.
  13. Ortigão, M. I. Práticas avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática? Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 73-85, 2017.
  14. Skovsmose, O. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, v. 24, n. 64, 2019.
  15. Roque, T. História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
  16. Schneider, M. R. Contextualizing Unguru’s 1975 Attack on the Historiography of Ancient Greek Mathematics. In: Remmert, V.; Schneider, M.; Sørensen, H. K. (eds.) Historiography of Mathematics in the 19th and 20th Centuries. Cham: Birkhäuser, 2016, p. 245-267.
  17. Bos, H. On the representation of curves in Descartes’ Géométrie. Archive for History of Exact Sciences, v. 24(4), p. 295–338, 1981.
  18. Gray, J. Worlds Out of Nothing: A Course in the History of Geometry in the 19th Century. New York: Springer, 2015.
  19. Grabiner, J. Is Mathematical Truth Time-Dependent? The American Mathematical Monthly, v. 81(4), p. 354-365, 1974.
  20. Goldstein, C.; Schappacher, N.; Schwermer, J. (eds.). The Shaping of Arithmetic after C. F. Gauss's Disquisitiones Arithmeticae. Berlin: Springer, 2007.
  21. Schubring, G. Conflicts Between Generalization, Rigor, and Intuition. Berlin: Springer, 2005.
  22. Cohen, H. F. The ‘Mathematization of Nature’: The Making of a Concept, and How it Has Fared in Later Years. In: Remmert, V.; Schneider, M.; Sørensen, H. K. (eds.) Historiography of Mathematics in the 19th and 20th Centuries. Cham: Birkhäuser, 2016, p. 143-160.
  23. Corry, L. Hilbert's 6th Problem: Between the Foundations of Geometry and the Axiomatization of Physics. Philosophical Transactions of the Royal Society (A), 376, 2018.